top of page

Seca na China: Principais consequências da atual crise hídrica no país asiático.

  • Foto do escritor: Emmanuel Coz Alarcon
    Emmanuel Coz Alarcon
  • 24 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura

Escrito por: Emmanuel Coz Alarcon


Nos últimos três meses, o hemisfério norte tem sido severamente afetado por uma onda de calor sendo esta a mais forte e devastadora da história superando temperaturas nunca antes vistas e, claramente, uma serie de problemas são desencadeados em detrimento do extremo calor e da falta de chuva: incêndios florestais em Portugal e na Espanha, temperatura acima dos 40°C na Inglaterra, principais rios que abastecem de água à agricultura na Itália, rios muitos rasos que se tornaram intransitáveis na Alemanha, comprometendo o comércio fluvial, rodízio no abastecimento de água, entre outras têm sido algumas das consequências advindas dessa nova crise ambiental.


Hoje falaremos principalmente das consequências dessa crise climática na China. O Rio Yangtze é o maior do continente asiático e o principal rio da China, com uma extensão de 6300 km e ao longo do seu percurso se encontram áreas férteis para o cultivo de arroz, algodão, cerais, etc.


2022
Figura 1: Mapa do Rio Yangtzé na China, 2022.

As altas temperaturas fizeram que grande parte do rio se secasse, afetando a produção energia hidrelétrica, interrompendo o transporte e forçando grandes empresas a suspender as operações. Os principais reservatórios chineses encontram-se por baixo do nível se comparado com o último ano. No mapa a seguir, podemos ver como as altas temperaturas acima dos 30°C na China tem afetado diretamente a bacia do rio Yangtzé e provocou a diminuição do volume da vazão do rio.


Figura 2: Mapa de distribuição do calor na China entre 01 de junho até 15 de agosto do presente ano, 2022.

Um dos principais problemas também após da seca é saber como os solos irão se comportar quando chegar a temporada de chuva já que por estarem muito tempo expostos a temperaturas elevadas sem umidade, os solos perdem sua capacidade de reter água e se tornam permeáveis, em outras palavras, isso pode provocar grandes inundações e enxurradas no futuro.




Figura 3: Leito do Rio Yangtzé exposto devido à diminuição do nivel d´água, 2022.



Para saber mais:



https://veja.abril.com.br/mundo/seca-na-china-exaure-rio-yangtze-e-gera-escassez-de-energia-hidreletrica/


https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/18/imagens-de-drone-mostram-importante-rio-quase-seco-na-china.ghtml


https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/08/24/regies-da-china-emitem-alerta-de-seca-e-dizem-que-plantaes-esto-em-risco.ghtml














Commentaires


© 2021 por Marketing - EGEO Jr.

bottom of page